EcoBags- de rede fantasmas a sacolas retornáveis.

INTRODUÇÃO:

Entre os poluentes do ambiente marinho destacam-se as redes de pesca abandonadas ou perdidas, as chamadas “redes fantasma”. Estas redes são resultantes de abandono acidental, ruptura ou abandono devido a atividades de fiscalização e instalação em áreas proibidas, sendo apreendidas pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Esses rejeitos influenciam de forma impactante no bioma marinho causando sérios impactos à fauna, além de oferecer perigo à navegação e às diversas atividades aquáticas.

O objetivo deste projeto é apresentar uma alternativa de destino ecológico para as redes fantasma através da confecção de sacolas retornáveis.



METODOLOGIA:

Em 2018 aproximadamente cinco toneladas de redes de pesca, foram apreendidas ou recolhidas dos mais diversos ambientes naturais: praias, lagoas e rios.

Todas essas redes são apreendidas por estarem em situação de irregularidade. Após a apreensão e recolhimento, estas redes são doadas à Associação ECO PAERVE que através de seus associados, produzem sacolas retornáveis de forma artesanal.

Após o recebimento das redes de pesca, as EcoBAGs são confeccionadas através de um processo que envolve lavagem, secagem, corte e costura por artesãos. São utilizadas aproximadamente 70 cm2 das redes de poliamida como matéria prima para confecção de cada bolsa.


RESULTADOS:

Do valor arrecado com as vendas, 33% são destinados aos artesãos associados e 77% são destinados à ECO PAERVE, que continua investindo no desenvolvimento para gerar renda para comunidade do entorno do Parque Estadual do Rio vermelho, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.





0 visualização
Ícone_Whatsapp_Redondo_Vazado.png
Ícones E-mail.png

Tel: (48) 3665 4490 | trilha@fatma.sc.gov.br

© 2019 - Associação Educacional Ambiental, Conscientização e Orientação no Parque Estadual do Rio Vermelho

CNPJ 26.773.060/0001-30