EcoBags- de rede fantasmas a sacolas retornáveis.
INTRODUÇÃO:
Entre os poluentes do ambiente marinho destacam-se as redes de pesca abandonadas ou perdidas, as chamadas “redes fantasma”. Estas redes são resultantes de abandono acidental, ruptura ou abandono devido a atividades de fiscalização e instalação em áreas proibidas, sendo apreendidas pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Esses rejeitos influenciam de forma impactante no bioma marinho causando sérios impactos à fauna, além de oferecer perigo à navegação e às diversas atividades aquáticas.
O objetivo deste projeto é apresentar uma alternativa de destino ecológico para as redes fantasma através da confecção de sacolas retornáveis.
METODOLOGIA:
Em 2018 aproximadamente cinco toneladas de redes de pesca, foram apreendidas ou recolhidas dos mais diversos ambientes naturais: praias, lagoas e rios.
Todas essas redes são apreendidas por estarem em situação de irregularidade. Após a apreensão e recolhimento, estas redes são doadas à Associação ECO PAERVE que através de seus associados, produzem sacolas retornáveis de forma artesanal.
Após o recebimento das redes de pesca, as EcoBAGs são confeccionadas através de um processo que envolve lavagem, secagem, corte e costura por artesãos. São utilizadas aproximadamente 70 cm2 das redes de poliamida como matéria prima para confecção de cada bolsa.
RESULTADOS:
Do valor arrecado com as vendas, 33% são destinados aos artesãos associados e 77% são destinados à ECO PAERVE, que continua investindo no desenvolvimento para gerar renda para comunidade do entorno do Parque Estadual do Rio vermelho, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
