top of page

Projeto promar

EcoBag de rede de pesca

conheça o produto

produto

O PROJETO

         ECOBAGS – DE REDES FANTASMAS A SACOLAS RETORNÁVEIS:

Transformando a poluição marinha em novos produtos 

Entre os poluentes do ambiente marinho destacam-se as redes de pesca abandonadas ou perdidas, as chamadas “redes fantasmas”. Estas redes são resultantes de abandono acidental, ruptura ou abandono devido a atividades de fiscalização e instalação em áreas proibidas, sendo apreendidas pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

A criação do projeto Promar - EcoBAGs, teve como objetivo a reutilização dessas redes, que passaram a ser transformadas em sacolas retornáveis. Após a apreensão, as redes de pesca são doadas à Associação ECO PAERVE, que através de suas associadas artesãs, produzem sacolas retornáveis de forma artesanal. 

     O objetivo deste projeto é apresentar uma alternativa de destino ecológico para as redes fantasma através da confecção de sacolas retornáveis.

O projeto além de ser uma alternativa ecológica para as redes fantasmas colabora com a geração de renda destinada a projetos de educação ambiental, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Além disso, o projeto contempla 3 objetivos das ODS’s, (5, 12 e 14) envolvendo as artesãs na  produção das EcoBAGs (5), assegurando padrões de produção e de consumo sustentáveis por meio da utilização das sacolas retornáveis (12) e na conservação dos oceanos através da reutilização das redes ilegais (14).

projeto

método

Todas as redes usadas no projeto são apreendidas por estarem em situação de irregularidade. Após a apreensão e recolhimento, estas redes são doadas à Associação ECO PAERVE que através de seus associados, produzem sacolas retornáveis de forma artesanal.

Após o recebimento das redes de pesca, as EcoBAGs são confeccionadas através de um processo que envolve lavagem, secagem, corte e costura por artesãos. São utilizadas aproximadamente 70 cm2 das redes de poliamida como matéria prima para confecção de cada bolsa.

ecobag1.png
método
vendas

VENDAS

Do valor arrecado com as vendas, 30% são destinados aos artesãos associados e 70% são destinados à ECO PAERVE, que continua investindo no desenvolvimento para gerar renda para comunidade do entorno do Parque Estadual do Rio vermelho, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Curtiu a ideia? Faço seu pedido pelo e-mail ecopaervemarketing@gmail.com

bottom of page