

Abrace o Rio Vermelho
Monitoramento participativo da qualidade das águas do Rio Vermelho
O projeto, criado em agosto de 2019 pela Associação ECO PAERVE com o apoio do Laboratório de Ecologia de Águas Continentais (LIMNOS-UFSC), tem como objetivos monitorar a qualidade das águas da microbacia do Rio Vermelho e região norte da Lagoa da Conceição, realizar ações de conscientização junto a comunidade e fomentar a ciência cidadã nas escolas da região.

Conheça a equipe Abrace
O projeto Abrace o Rio Vermelho- Monitoramento participativo da qualidade das águas do Rio Vermelho e Lagoa da Conceição conta com uma equipe especializada e parcerias para monitorar a saúde das nossas águas.
Gestão e coordenação do projeto/ Análise de qualidade da água/ Cientista de Dados: Biól. Michelle Lopes - Drª Ecologia/UFSC
Coordenação pedagógica: Pedagoga Graziele Aparecida Rodrigues- Gestora de Educação Ambiental
Estagiárias 2024: Mariana Rodrigues- Graduanda em Ciências Biológias/UFSC
Análise DBO/DQO e bacteriológica: Aline Alves Freitas- Técnica no Laboratório Integrado de Meio Ambiente, UFSC- LIMA.
Coordenadora das ações ambientais: Olívia Rocha
*O projeto atualmente é financiado com os recursos provenientes da compensação Ambiental da Lei 9.985, de 2000 - Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) através do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina- IMA/SC.


Porque monitorar o rio?
A conservação, manutenção e melhora da qualidade da água dos corpos hídricos é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 dentre os 17 ODS’s estabelecidos pela ONU. Além de agir diretamente ao encontro desse objetivo o Projeto Abrace o Rio Vermelho também contempla outros cinco objetivos: Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável (ODS 4), fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo (ODS 11) e Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima (ODS 13), proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas aquáticos e terrestres do entorno do rio, contribuindo para a diminuição da perda da biodiversidade (ODS 14 e 15).

A preservação dos rios é um dos recursos essenciais para a garantia de qualidade de vida! Os recursos hídricos como um todo são importantes para promoção de saúde e bem-estar, bem como para conservação da biodiversidade. Cuidar desses ecossistemas é contribuir com a geração de renda, nutrição e segurança alimentar, além de fornecer ambientes de inspiração e lazer adequados para comunidade e visitantes.
O Projeto atua majoritariamente na área de amortecimento da Unidade de Conservação do Parque do Rio Vermelho, e busca identificar mudanças nas variáveis bióticas e abióticas para contribuir no desenvolvimento de propostas de gestão que garantam o futuro uso dos recursos hoje existentes.

como é feito o monitoramento?
O monitoramento é realizado mensalmente nos 10 pontos selecionados entre rio Vermelho e Lagoa da Conceição.
Os parâmteros físico-quimícos “in-situ” são realizadas com o auxílio de uma sonda multiparâmetros (YSI- PRO-Plus), sendo obtidos os valores de: Temperatura da água, concentração e taxa de oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e turbidez.
As amostras de água são coletadas de acordo a metodologia do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 2012) e do Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras (ANA/CETESB, 2011). Das amostras coletadas são avaliadas as concentrações de nutrientes totais (fósforo e nitrogênio), nutrientes dissolvidos (fosfato, nitrato, nitrito, amônio, sulfatos e cloretos), alcalinidade e clorofila-α, os quais são analisados no Laboratório de Ecologia de Águas Continentais- LIMNOS.
As análises de coliformes termotolerantes e DBO/DQO são realizadas pelo Laboratório Integrado de Meio Ambiente-LIMA.


Nossos mascotes



Engajada na causa ambiental, sabe a importância da preservação para a manutenção da qualidade de sua vida!
Não tem tempo para se importar com o meio ambiente pois acha que não afeta sua vida em nada.
Sabe da importância de ajudar na preservação dos recursos hídricos mas diz que não tem tempo.
Os mascotes são instrumentos de educação ambiental, usados para sinalizar a qualidade da água no local onde aparecem nos mapas.
Floralinda
Dona Diarréica
Seu Ignácio
Artes: João Pedro Garrote (instagram: @__garrotex__)
Galeria do Abrace























_PNG.png)